Biodiesel

A prefeita de São Jorge D’Oeste, Leila da Rocha (PMDB), foi informada pelo governador Roberto Requião (PMDB) que a miniusina de biodiesel do Sudoeste será instala no seu município. A assinatura oficial deverá acontecer neste mês. “São Jorge foi o primeiro município que apresentou a proposta de instalação da usina, cujo documento foi protocolado no dia 6 de abril na sede da Copel”, destacou Leila.

A luta de São Jorge contou com uma comissão formada pela prefeitura, Câmara de Vereadores, e pelas cooperativas de Produtores de Leite da Agricultura Familiar (Claf) e de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar (Coopaf), respectivamente nas pessoas de Jair Sbigassi e José Carlos Farias.

A miniusina terá investimentos da Copel e da Secretaria Estadual da Agricultura e apoio do Iapar, Tecpar, Emater, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Lactec. “As cooperativas da Claf e da Coopafi vão ser responsáveis pela gestão da fábrica de ração que vamos instalar”, comentou o secretário de Administração de São Jorge, Luiz Corti.

A miniusina começará com a soja como matéria-prima. Será também um laboratório de estudos sobre energia alternativa. “O Sudoeste vai receber pesquisadores do Brasil todo.” A miniusina ficará próxima ao trevo de entrada para São Jorge e o início da construção está previsto ainda para 2009.

Veja mais